Home Página Inicial > Notícias > COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA ESCULTURAS DE DÉBORA IRION

COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA ESCULTURAS DE DÉBORA IRION

13.05.2022

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto divulga, na segunda-feira (16), imagens de obras da artista por meio das redes sociais e do Canal Você.

Na próxima segunda-feira (16), a Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga novas obras da artista Débora Irion. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

Para Débora Irion, o projeto é “uma ideia inovadora no cenário do Rio Grande do Sul, que tanto tem o olhar voltado à valorização do artista e, como ponto principal, a ideia de levar a arte para a comunidade que passa pela Trensurb, assim podendo apreciar arte”. As obras selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são esculturas em alumínio, produzidas em 2018, intituladas Conhecimento, Imaginação e Poesia. Débora explica que se trata de “uma série de esculturas com a temática dos livros. Fiz para expressar sobre o que traz a cada pessoa o conhecimento, o significado das palavras que nos são transmitidas pelos livros. Busca, imaginação, conhecimento e o mergulho que tudo isso possibilita para o crescimento da nossa alma”.

Débora é graduada em desenho e plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Suas esculturas surgiram com a modelagem em argila e estas se concretizaram nas técnicas de terracota. Hoje, além da terracota, trabalha com metais como o bronze, alumínio, aço corten, ferro e resinas, executando de obras de pequeno a grande porte tanto para interiores como para fachadas de edificações, trabalhando também com algumas técnicas de restaurações. Em sua trajetória, foi contemplada com premiações em exposições em Gramado, Santa Maria e Canela, cidades do Rio Grande do Sul. Recebeu menções honrosas em Santa Maria, Colômbia e México. Tem no seu currículo oito exposições individuais e mais de 200 exposições coletivas no Brasil e no exterior. Executou trabalhos de visibilidade pública em Gramado como o Marco Histórico do Centenário da Igreja São Pedro de Gramado e o Memorial em homenagem ao Centro Esportivo Gramadense. Possui obras de visibilidade pública também em Santa Maria e em Porto Alegre, bem como esculturas em acervos de artes estaduais e internacionais.

Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Anico Herscowitz, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Graça Craidy, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=6021&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=212345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=6021&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000