Home Página Inicial > Notícias > ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE DOAÇÃO DE ESCRITORA

ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE DOAÇÃO DE ESCRITORA

12.05.2022

Autora Marilice Costi realizou doação à biblioteca da Trensurb. Acervo é ampliado exclusivamente por meio de doações.

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca da Trensurb – recebeu uma doação de livros da poeta e escritora Marilice Costi. Ela já participou de projetos culturais da Trensurb, como a Antologia Digital da Poesia Gaúcha, em 2020, recitando poemas de sua autoria.
 
Marilice é escritora, editora, artista plástica, arquiteta, urbanista e arteterapeuta. Tem experiência docente, ministra cursos, workshops e oficinas desde 1995, trabalhando também com técnicas para desbloqueio da escrita e com neuropsicologia da arte. Membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, tem entre suas publicações: As palavras e o cuidado - Arteterapia e Literatura (2018); A Fábula do Cuidador (2016); Gatilho nas palavras (2012) e Tempos Frágeis (2009). Recebeu distinções  como o Prêmio Trajetórias Culturais do RS/2021, Prêmio Brasil Criativo SP/2014 (Revista O Cuidador), Prêmio Nacional Mario Quintana de Contos (1º lugar), Prêmio Petrobras (Menção Honrosa) e o Prêmio Açorianos pelo llivro Ressurgimento – poesia, em 2006. Em 2001, publicou seu livro Como controlar os lobos? – Proteção para nossos filhos com problemas mentais, uma das obras doadas, que a autora convida os associados do EMLsT e usuários da Trensurb a lerem. O livro foi escrito em apenas três horas, em manuscrito.
 
Sobre a doação, Marilice afirma: “A literatura deve ser acessível às pessoas. Além de ampliarem sua sensibilidade e sua empatia, o humanismo e a solidariedade, e de conhecerem formas diferentes de escrita, estilos diferentes, os leitores fortalecem a sua memória e aprendem melhor a Língua Portuguesa, que é a sua língua mãe”. A autora declara ainda: “Escritores existem se existirem leitores. Creio que exerço meu papel de cidadã ao facilitar o acesso ao meu trabalho”.
 
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Leonardo Marion agradece a doação de Marilice e lembra: “O acervo do Espaço Multicultural é ampliado apenas por meio de doações, por isso é sempre muito satisfatório recebermos novos títulos, especialmente de uma autora da estatura da Marilice Costi”. O gerente destaca também a atuação da biblioteca, que “desempenha um importante papel buscando a democratização da leitura e maior facilidade no acesso ao livro por parte dos usuários do metrô”.
 
Livros sobre Trilhos
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=6020&sitemapPage=212345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=6020&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000