Home Página Inicial > Notícias > GALERIA MARIO QUINTANA, DA TRENSURB, RECEBE AUTORA DA EXPOSIÇÃO "AS CORES QUE ME IDENTIFICAM"

GALERIA MARIO QUINTANA, DA TRENSURB, RECEBE AUTORA DA EXPOSIÇÃO "AS CORES QUE ME IDENTIFICAM"

08.02.2022

Nesta terça-feira (8), multiartista Marina Kerber realizou visita inaugural à exposição, em cartaz até 1º de maio no espaço cultural da Estação Mercado, mantido em parceria com o Sesc-RS.

Nesta terça feira (8), a Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, recebeu a visita inaugural da artista Marina Kerber, responsável pela exposição As cores que me identificam, em cartaz no local. Acompanha de sua mãe, Vera Helena Teixeira, ela foi recebida pelo diretor-presidente da empresa metroviária, Pedro Bisch Neto, e pela coordenadora cultural do Sesc-RS, Jane Schoninger. O Sesc é responsável pela curadoria das galerias de arte nas estações Mercado e Rodoviária do metrô. A exposição permanece no espaço cultural da Trensurb até 1º de maio.
 
Na ocasião, Marina se disse contente com a visibilidade proporcionada pela galeria: “Eu estou muito feliz, pessoas de diferentes cidades conseguem enxergar meu trabalho e essas cores invadem o cinza da cidade. Espero trazer alegria na vida das pessoas que passam por aqui”. Multiartista, ela é mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela USP e atua profissionalmente nas artes visuais, no audiovisual, na animação, no design gráfico e no teatro. Marina utiliza diferentes suportes e técnicas para retratar suas vivências conectadas com temas urgentes como identificação racial e saúde mental e física. Em As cores que me identificam, traz uma série de autorretratos ilustrados.
 
Conforme Jane Schoninger, a ideia da curadoria das galerias da Trensurb neste ano é trazer visibilidade para a obra de artistas negros do estado. “Marina é uma multiartista e traz para nós essa amostra que produziu, e estamos buscando focar no que é dito por ela nessas obras, evidenciando seus olhares”, afirma a coordenadora cultural. Pedro Bisch Neto destaca que os espaços da Trensurb “têm uma atividade bem diversa, então é importante, como componente lúdico, proporcionar aos nossos passageiros essa experiência de conhecer novas escolas das expressões gráficas e artes visuais”.
 
Também estiveram presentes na visita inaugural: o assessor da Diretoria de Operações da Trensurb, Antonio Giovani de Mattos; o gerente de Comunicação Integrada da empresa, Jânio Ayres; o chefe de Gabinete da Presidência da Trensurb, Paulo Roberto Terra Lopes; a gerente da unidade Alberto Bins do Sesc- RS, Regina Tatsch.
 
“Saberes, fazeres e dizeres” na Galeria Xico Stockinger
 
Localizada na Estação Rodoviária da Trensurb, a Galeria Xico Stockinger recebe, também até 1º de maio, a exposição Saberes, fazeres e dizeres, da artista, militante e educadora popular Rusha. A mostra destaca obras criadas por meio de técnicas diversas – sobrepondo tinta acrílica, tinta relevo, tecido e miçanga sobre colagem. Elas trazem marcas e olhares que contam histórias, buscando construir memórias carregadas de sabedoria e observação da vida. O intuito, segundo a artista é: “Reimaginar e ressignificar, criar nossos próprios caminhos, manipulando conceitos, revendo significados, subvertendo e desconstruindo imaginários ligados a noções eurocêntricas, coloniais, patriarcais e racistas, e assim contribuir para outra forma de produzir conhecimento em arte”.
 
Foto: Patrick Bragé/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5967&sitemapPage=545678de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5967&sitemapPage=7

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000