Home Página Inicial > Notícias > COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA A ARTE DE MARIZA CARPES

COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA A ARTE DE MARIZA CARPES

13.04.2022

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto divulga, na segunda-feira (18), obras da artista por meio das redes sociais e do Canal Você.

Na próxima segunda-feira (18), a Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga novas obras da artista Mariza Carpes. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

Sobre o projeto, Mariza Carpes afirma: “Vejo como um momento muito interessante e inteligente para que a comunidade conheça um pouco da arte feita no Rio Grande do Sul e assim seja tocada pela sensibilidade de cada artista”. Para integrar a Coletânea, a artista selecionou três obras da série Digo de onde venho, realizadas em 2019 com grafite, hidrográfica, carbono, assemblagem sobre papel vegetal e coleção de amostras de renda. “Estas três obras foram inspiradas diretamente na profissão da minha mãe, que foi excelente modista na cidade de Santa Maria”, explica Mariza. “Cresci vendo-a costurar roupas lindas e o arsenal de linhas, agulhas, tecidos, moldes e acessórios me fascinaram durante toda a minha infância e adolescência. Foi um tributo que fiz à sua memória”.

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mariza Carpes possui mestrado em Artes pela Ball State University, da cidade de Muncie, Indiana, nos Estados Unidos. Atuou como professora na UFSM e no Instituto de Artes da UFRGS, dedicando-se integralmente ao Desenho e ajudando a formar, pelo menos, uma geração de artistas. A memória, os afetos e a própria história da artista são terreno constante de sua obra, assinalada pelo investimento no desenho, em trânsito com a pintura, assim como pela apropriação de fotografias, desenhos, impressos, objetos e fragmentos antigos, plenos de histórias e tempos. Possui em seu currículo inúmeras exposições coletivas e individuais, bem como diversos prêmios nacionais e internacionais. Sua obra está representada em várias instituições, museus, coleções públicas e privadas.

Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Anico Herscowitz, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Débora Irion, Graça Craidy, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 8,8 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Arte: Mariza Carpes

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=6002&sitemapPage=434567de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=6002&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000