Home Página Inicial > Notícias > LIVROS LIVRES: AÇÃO DE COMPARTILHAMENTO DE LIVROS COMEMORA TRÊS ANOS DE BIBLIOTECA DA TRENSURB EM NOVO HAMBURGO

LIVROS LIVRES: AÇÃO DE COMPARTILHAMENTO DE LIVROS COMEMORA TRÊS ANOS DE BIBLIOTECA DA TRENSURB EM NOVO HAMBURGO

25.03.2022

325 livros foram deixados nos assentos de trens que partiam das estações Novo Hamburgo e Mercado na manhã desta sexta-feira (25).

Na manhã desta sexta-feira (25), a Trensurb realizou ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca do metrô. 325 exemplares foram deixados nos assentos de trens para serem encontrados pelos passageiros que partiam das estações terminais Novo Hamburgo e Mercado. Realizada por meio de parceria com o Banco de Livros, a ação foi comemorativas ao aniversário da unidade da biblioteca na Estação Novo Hamburgo – que completa três anos neste sábado (26).

Usuária do metrô, Taís Adams embarcou em um dos trens contemplados pela atividade, na Estação Novo Hamburgo, e avaliou positivamente a iniciativa da Trensurb: “Projeto muito maravilhoso, surpreendeu muita gente que entrou, olhou e ficou até escolhendo os livros, porque é um livro melhor que o outro. Andamos nos trens todos os dias e temos tempo para ler de Novo Hamburgo a Porto Alegre”. Ela ainda completou: “É um incentivo para a educação, muitas vezes ficamos olhando só o celular e não tiramos um tempo para nós, que é a leitura, o conhecimento, as palavras. Adorei a ideia e o incentivo, já estou vendo muitas pessoas lendo aqui dentro do trem, então monstra que não tem idade e não tem momento, esse é um momento muito legal que a Trensurb está proporcionando pra nós”. Henrique Bittencourt, por sua vez, embarcou na Estação Mercado e também elogiou a iniciativa: “É uma ação muito interessante, porque nos lembra que precisamos ler e é muito legal saber que a Trensurb possui esse tipo de atenção com os passageiros”.

Três anos da biblioteca em Novo Hamburgo

A unidade hamburguense do Espaço Multicultural foi inaugurada em 26 de março de 2019, buscando ampliar o alcance das ações culturais e de democratização da leitura da Trensurb. A unidade original, por sua vez, foi aberta em 15 de dezembro de 2008, na plataforma da Estação Mercado. Diretor-presidente da empresa metroviária, Pedro Bisch Neto afirma que a criação de uma unidade adicional do EMLsT “caracteriza como a Trensurb busca se relacionar com seus passageiros, oferecendo opções que amenizem as viagens, ofereçam informação, tragam cultura, permitam que cada um descubra novas oportunidades e novas facetas do conhecimento. Portanto, estamos muito felizes com o fato de que, há três anos, estamos disponibilizando, em Novo Hamburgo, uma biblioteca para os nossos usuários”.

Devido à pandemia, as unidades da biblioteca da Trensurb permaneceram fechadas entre março e outubro de 2020 e entre fevereiro e maio de 2021. Nesse período, entretanto, projetos foram criados ou adaptados para o meio digital. Foi o caso do Estação Cultural, que anteriormente contava com ações nas estações e, ao longo de 2020, passou a trazer lives com escritores, acadêmicos e artistas. Iniciado em outubro de 2020 e prosseguindo até outubro de 2021, o projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha trouxe, às redes sociais de Trensurb e do EMLsT e aos monitores do Canal Você – presentes em estações e trens – vídeos de poetas do estado declamando seus versos. Desde janeiro de 2022, o EMLsT também promove a Coletânea dos Artistas Gaúchos, que busca destacar a produção dos artistas visuais do estado com a divulgação mensal, nas redes sociais e no Canal Você, de obras de cada um dos participantes do projeto.

Desde a última reabertura do Espaço Multicultural, em 31 de maio de 2021, até o fim do mês passado, a biblioteca da Trensurb já realizou 1.023 empréstimos – média de 113,7 por mês –, sendo 386 na unidade em Novo Hamburgo – média de 42,9 por mês.

O horário de funcionamento da unidade Novo Hamburgo é das 14h às 18h, nos dias úteis. A unidade Mercado abre também nos dias úteis, das 12h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 8,8 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Livros Livres

O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela empresa em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020. Após uma edição especial em janeiro de 2021, foi retomado em outubro do ano passado. A proposta do projeto é incentivar a leitura e divulgar os serviços do Espaço Multicultural.

Foto: Rafaela Andrade/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5995&sitemapPage=434567de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5995&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000