Home Página Inicial > Notícias > COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA ARTE DE ZORAVIA BETTIOL

COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA ARTE DE ZORAVIA BETTIOL

11.02.2022

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto divulga, na terça-feira (15), obras da artista por meio das redes sociais e do Canal Você.

Na próxima terça-feira (15), a Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga novas obras da artista Zoravia Bettiol. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural irão divulgar, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. As obras também estarão nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

“Todo projeto que movimenta a arte, cultura e educação sempre é bem-vindo e, mais ainda, este que aproxima os artistas gaúchos do público, que, infelizmente, tem pouco contato pois os meios de comunicação divulgam com muita parcimônia a arte dos nossos artistas”, afirma Zoravia Bettiol. Para integrar a Coletânea, a artista selecionou três obras da série Sentar, Sentir, Ser: Celebrar, Fofocar e Magicar. “A forma escolhida para concretizar essa proposta artística constitui uma série de fotografias, nas quais 27 ações constituíram uma síntese das centenas de ações envolvidas com o sentar, nas quais o humor e o lúdico mantêm-se, perpassando toda a obra”, diz Zoravia. “Acredito que essas obras são bastante acessíveis para um público diversificado que é o da Trensurb”, conclui.

Artista plástica, designer e arte-educadora, Zoravia Bettiol nasceu em Porto Alegre, em 1935. Participou de mais de 150 exposições individuais e 400 coletivas, desde 1959, na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Japão. Suas obras estão em acervos de alguns dos principais museus e centros culturais do mundo, como o Brooklyn Museum, em Nova York, o Kunstindustriemuseet, em Oslo, Gabinet des Estampes Bibliothéque Nationale, em Paris, e o Museum of Modern Art, em Kyoto. Recebeu os prêmios: ABCA 2018, na categoria Homenagem pelo conjunto da obra; Prêmio Lideres e Vencedores 2012, categoria Expressão Cultural, da  Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Federasul; 2º Prêmio Joaquin Felizardo, em Artes Plásticas, em 2008; Comenda Pedro Weingärtner, por serviços prestados à comunidade, concedido pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2002. Foi homenageada em 2015 com a criação do Instituto Zoravia Bettiol, que preservará sua arte além de difundir cultura e artes visuais.

Participam também do projeto: Liana Timm, Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Anico Herscowitz, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Clara Pechansky, Débora Irion, Graça Craidy, Mariza Carpes, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.

Arte: Zoravia Bettiol

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5971&sitemapPage=434567de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5971&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000