Home Página Inicial > Notícias > LEITURAS A BORDO: CRISTINA MACEDO ENCERRA A ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA DECLAMANDO LILA RIPOLL E LARA DE LEMOS

LEITURAS A BORDO: CRISTINA MACEDO ENCERRA A ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA DECLAMANDO LILA RIPOLL E LARA DE LEMOS

13.10.2021

Um projeto da Trensurb, nova fase da Antologia Digital destacou poetas renomados do estado. Novos vídeos serão lançados na sexta-feira (15).

Na próxima sexta-feira (15), a Trensurb conclui seu projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha, lançando vídeos com a participação da escritora Cristina Macedo, que declama poemas de Lila Ripoll e Lara de Lemos. O projeto é desenvolvido pela Trensurb, através do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô. Em nova fase, intitulada Leituras a Bordo, a Antologia destaca poetas ligados ao regionalismo ou que foram marco na poesia sul-rio-grandense, declamados por seus pares. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (FacebookInstagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

Nascida em Santa Maria, escritora, poeta, tradutora, graduada em Letras pela UFSM e mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS, Cristina também é membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul. Em 2015, publicou seu livro solo de poesia do arrebatamento. Anteriormente, participou da fase inicial da Antologia Digital, quando declamou quatro de seus poemas. Na ocasião, declarou: “Estou feliz por fazer parte deste projeto. Parabéns à Trensurb! Precisamos espalhar poesia, a arte é bálsamo que atenua dores e transcende o cotidiano”.

Poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas é o curador da Antologia. Para ele, o projeto é, sem dúvidas, um dos mais bem sucedidos do Espaço Multicultural Livros Sobre Trilhos, tanto pelo número de acessos – que ultrapassaram os 200 mil – como pela proposta multiplicadora de poesias e poetas até então pouco conhecidos do grande público. “Esta Antologia vai virar um livro eletrônico, a ser organizado e lançado para 2022 pelo Instituto Estadual do Livro, com as parcerias da Academia Rio-Grandense de Letras e do Canal Você”, revela Élvio.

Poetas homenageadas

Lila Ripoll era quaraiense, contemporânea de Dionélio Machado e Cyro Martins, uma das grandes vozes da poética social. Autora de vários livros, militante e professora. De sua lavra nasceram poemas fortes que influenciaram as gerações posteriores. Seus poemas declamados na Antologia serão Floresta e No casarão.

Autora de vários livros, tradutora e jornalista, Lara de Lemos nasceu em Porto Alegre. Dona de uma poesia social mais branda em relação às outras poetas desta temática, porém, não menos combativa, assinou muitas crônicas e outros artigos para os jornais de sua época. Findou seus dias em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro. Seu poema escolhido para a Antologia intitula-se No mar imenso.

Para Cristina Macedo, “Lila e Lara são poetas inescapáveis para os novos poetas, especialmente para as novas poetas mulheres, porque em um tempo em que muito se fala de empoderamento feminino, é importante assinalar que elas já tinham consciência das mazelas femininas e sobre elas escreviam desde 1938, no caso de Lila, e 1957, no caso de Lara”. No entanto, para além das questões de gênero, Cristina avalia que bem mais importante “é o talento que as poetas possuíam para fazer versos que, partindo de vivências pessoais, transformaram em poesia universal”.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros – seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 535paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5907&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000