Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO DA TRENSURB RECEBERÁ AÇÃO DO DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

ESTAÇÃO DA TRENSURB RECEBERÁ AÇÃO DO DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

16.09.2021

A iniciativa ocorre simultaneamente em estações de metrô do Brasil. Na Trensurb, ocorrerá na Estação Mercado nos dias 21 e 22 de setembro das 8h30 às16h30.

Em uma iniciativa inédita, a rede SUPERA Ginástica para o cérebro, realiza no próximo dia 21 de setembro, Dia de Conscientização à doença de Alzheimer, uma ação para chamar a atenção da população para o assunto. A ação ocorre simultaneamente em estações de metrô do Brasil. Na Trensurb, a iniciativa ocorrerá na Estação Mercado nos dias 21 e 22 de setembro das 8h30 às16h30.

A equipe do SUPERA estará na estação conversando com passageiros sobre o tema e alertando sobre o que pode ser feito para manter a saúde do cérebro por toda a vida, além de distribuir panfletos com informações sobre a doença de Alzheimer. A ação faz parte da 3ª edição do evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, que acontece no dia seguinte, 22 de setembro, com uma rodada de palestras de especialistas ao vivo transmitidas para todo o Brasil a partir das 14h30 no canal do Método SUPERA no Youtube, o evento é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

O mês de setembro é mundialmente dedicado à conscientização das pessoas em relação à doença de Alzheimer. “Mais do que falar sobre o Alzheimer, nossa missão enquanto empresa de estimulação cognitiva líder neste segmento no Brasil é ajudar o público a entender que algo pode ser feito, antecipando este cenário e oferecendo a milhares de pessoas a possibilidade de envelhecer bem e com mais saúde em todos os sentidos”, detalhou a vice-presidente do SUPERA no Brasil, Bárbara Perpétuo.

Como a ginástica para o cérebro atua neste sentido?

Embora seja uma doença multifatorial, quando se trata da doença de Alzheimer há o que pode ser feito para retardar o aparecimento de sintomas e principalmente ampliar o que os especialistas chamam de reserva cognitiva: “como o Alzheimer é uma doença multifatorial, a prevenção também deve ser feita por vários fatores e o primeiro ponto é cuidar da saúde geral do organismo, por meio do controle das doenças crônicas – como diabetes, obesidade, cardiovasculares, hipertensão, cuidado com atividade física e alimentação, que são extremamente importantes. Uma vez que o corpo está saudável, nós temos o segundo ponto que é o lado cognitivo, utilizando estratégias cognitivas de treino mental ou ginástica para o cérebro, dando ao cérebro estímulos que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente em pessoas que não tem a doença.  Quando fazemos isso estimulamos a neuroplasticidade. Uma vez que ela é estimulada, eu consigo uma reserva cognitiva robusta. Essa reserva contribui para que o cérebro seja mais resistente aos danos de uma possível degeneração da idade ou uma doença”, explicou a especialista Livia Ciacci, Mestre em Sistemas Neuronais do SUPERA Ginástica para o cérebro.

A especialista chama a atenção ainda para a condição de pacientes que já tem a doença. “É importante dizer que a estimulação cognitiva ou ginástica cerebral não cura e não impede o andamento da doença já instalada, mas é uma ferramenta importante a favor da reserva cognitiva”, lembrou.

Serviço

O que: Ação em alusão ao Dia de conscientização da doença de Alzheimer

Quando: Dias 21 e 22 de setembro, das 8h30 às 16h30

Onde: Estação Mercado da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5884&sitemapPage=112345de 535paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5884&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000