Home Página Inicial > Notícias > CAMPANHA DA TRENSURB BUSCA PROMOVER O USO SEGURO DAS ESCADAS ROLANTES DAS ESTAÇÕES

CAMPANHA DA TRENSURB BUSCA PROMOVER O USO SEGURO DAS ESCADAS ROLANTES DAS ESTAÇÕES

24.01.2022

Com foco no público idoso e infantil, iniciativa em prol da segurança dos usuários procura alertar para importância do cuidado na utilização dos equipamentos.

A Trensurb está lançando uma campanha de comunicação para o uso seguro das escadas rolantes das estações do metrô. Na manhã desta segunda-feira (24), o diretor-presidente Pedro Bisch Neto esteve presente na Estação Mercado para prestigiar a primeira ação da campanha. Foi elaborado um guia de bolso com orientações aos usuários, com foco principalmente no público idoso e infantil. Durante essas primeiras duas semanas de campanha, agentes da segurança metroviária estarão abordando os usuários, na Estação Mercado, para entregar o guia e orientá-los sobre os cuidados no uso das escadas rolantes. Os guias também estão à disposição nos quadros murais de todas as estações. Além disso, peças da campanha serão veiculadas nas redes sociais da empresa, nos monitores do Canal Você – presentes em trens e estações – e no sistema de avisos sonoros das estações. A Estação Mercado, mais movimentada do sistema – recebendo, em média, 13,7 mil usuários por dia útil em dezembro –, também recebeu painéis com as orientações da campanha.
 
“O importante é apontar a necessidade do cuidado, principalmente com relação a crianças e pessoas de mais idade que possam sofrer alguma dificuldade de locomoção”, avalia o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto. “É fundamental a prevenção para que não tenha nenhum tipo de descuido que possa causar danos”, completa. Assessor executivo da Diretoria de Operações da empresa, Antonio Giovani Mattos afirma que “seguir essas medidas que estão sendo informadas, como levantar os pés e não brincar nas escadas, é fundamental para poder usar o equipamento com toda segurança”.
 
O Gerente de Operações da Trensurb, Carlos André da Silva, destaca a grande preocupação da empresa com a segurança dos usuários: “Neste momento, estamos focando nas escadas rolantes, um equipamento que é muito utilizado, que é um facilitador de fluxo”. Silva esclarece que as escadas rolantes contribuem para trazer mais conforto e melhorar o fluxo de pessoas nas estações, porém não são equipamentos de acessibilidade: “Para acessibilidade, a empresa oferece elevadores e rampas, mas as escadas rolantes seguem sendo o equipamento mais utilizado pelas pessoas, principalmente por idosos e crianças, e essa campanha serve para prevenir acidentes, para que eles tenham mais cuidados e mais atenção”.
 
Chefe do Setor de Planejamento e Projetos de Mobilidade Urbana, Frank Ferreira explica que a ideia da campanha é realizar uma comunicação clara e direta para os usuários: “Quando surgiu a ideia, pensamos em criar avisos que fossem bem diretos e que tivesse junto um ícone, uma imagem, para facilitar o entendimento das pessoas, porque elas estão passando rápido pela estação e às vezes não pegam a informação”.
 
As principais orientações para uso seguro das escadas rolantes são as seguintes:
 
- não pise nas faixas amarelas nas laterais;
- não sente nos degraus da escada;
- cuidado com roupas muito largas e cadarços desamarrados;
- cuidado ao transportar volumes e bagagens;
- ao subir ou descer, segure no corrimão para ter mais equilíbrio.
 
Foto: Gabrielli Zanfran/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 543paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5959&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000