Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO DA TRENSURB RECEBE AÇÃO DO DEZEMBRO VERMELHO

ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO DA TRENSURB RECEBE AÇÃO DO DEZEMBRO VERMELHO

10.12.2021

Realizada pelo Serviço de Atendimento Especializado do município, atividade de prevenção ao HIV contará com distribuição de material informativo, preservativos e autoteste neste sábado (11).

No próximo sábado (11), das 10h às 17h, a Estação Novo Hamburgo da Trensurb irá receber ação do Dezembro Vermelho – campanha nacional de prevenção ao HIV/aids. A atividade é parte do Dia D de Combate ao HIV, promovido pela prefeitura do município, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), e contará com a distribuição de material informativo, preservativos e autoteste para os usuários do metrô.
 
O Dezembro Vermelho foi instituído pela Lei nº 13.504, de 7 de novembro de 2017, como uma campanha nacional de prevenção ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em dezembro, no dia 1º, também é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1988. Em diversos lugares do planeta, a data é um marco na prevenção e na desestigmatização da doença.
 
Conforme dados da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, nos últimos dez anos, a detecção de novos casos de aids entre os gaúchos registrou queda de 49,8%, com 21,8 casos por 100 mil habitantes. Onze anos atrás, a proporção era de 43,4 por 100 mil. Apesar do recuo significativo, o Rio Grande do Sul ainda apresenta taxa superior à nacional, que é de 14,1 casos por 100 mil habitantes.
 
Além disso, conforme a secretaria estadual, a testagem para detecção do vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) caiu significativamente durante a pandemia. Para a coordenadora do SAE Novo Hamburgo, Ivone Marlow, essa queda na testagem traz “grande preocupação quanto ao diagnóstico tardio, que é quando o paciente descobre ser portador do vírus HIV em estágio avançado”. Por isso, conforme ela afirma: “Dentro dessa proposta de realização de ações que possibilitem diagnóstico oportuno, neste ano retornamos com nosso Dia D. Ação pública, em local centralizado, com o ônibus da saúde, oportunizando teste rápido de HIV, demanda livre a todos que desejarem realizar seu teste, além de muitas outras  ações de prevenção como distribuição de material informativo, insumos de prevenção e disponibilização de autoteste em locais de grande circulação, incluindo a estação da Trensurb”. Ivone afirma que “a importância de disponibilizar o autoteste está em oportunizar que o próprio indivíduo realize seu teste de HIV”.
 
O diagnóstico precoce é fundamental tanto para o início do tratamento adequado como para o controle de reinfecções e transmissão de doenças. A detecção também pode ser realizada por teste rápido em todos os serviços de atenção primária e serviços de IST/aids da rede de saúde. Não há necessidade de pedido médico e o resultado é liberado em cerca de 30 minutos.
 
“Ações de prevenção em locais de grande circulação, citando como exemplo a Trensurb, sempre parceira nesta caminhada de prevenção no combate ao HIV, contribui em muito com nosso alcance aos mais variados públicos”, explica a coordenadora do SAE Novo Hamburgo. “Pessoas que muitas vezes não acessam um serviço de saúde são alcançadas com informação e insumos nesse breve momento. Somos imensamente gratos por nos oportunizar ocupar este espaço para ação tão significativa no que trata a prevenção e o combate ao HIV no nosso município”, completa Ivone.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 543paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5941&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000