Home Página Inicial > Notícias > ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA DESTACA POEMAS DE CAIO RITER

ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA DESTACA POEMAS DE CAIO RITER

23.12.2020

Projeto do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, da Trensurb, lança novos vídeos com poemas do escritor na quarta-feira (30).

A Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), lança novos vídeos do projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha na próxima quarta-feira (30). Eles trazem três poemas de Caio Riter, declamados pelo próprio autor. São eles: Pão, À mulher amada e Homem de cinza. Riter é professor, doutor em Literatura Brasileira e tem pós-doutorado em Escrita Criativa. Autor de vários livros, recebeu algumas distinções literárias, como o prêmio Açorianos, o Barco a Vapor, o Orígenes Lessa, o Ofélia Fontes, o AGES: Livro do Ano e Selo Altamente Recomendável, entre outros. Formado em Jornalismo e em Letras, dá aulas no ensino médio, além de ministrar oficinas literárias de narrativa e de literatura infantil. Coordena a Reinações - Confraria da leitura de textos para a infância e para a adolescência.

“Essa ideia de fazer uma Antologia Digital poética, com vários poetas e vários textos, e que essas poesias possam circular em um espaço público, é muito interessante”, afirma o autor. Para ele, “é bacana fazer com que a poesia saia dos livros, de um círculo, e possa quebrar a rotina do dia a dia”. “Fiquei muito feliz com o convite, de poder me sentir parte do projeto e de levar a poesia para além dos livros”, diz Riter.

Quinzenalmente, desde 1º de outubro, a Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove a publicação – nas redes sociais e nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações) – de vídeos curtos de poetas declamando poesias. Confira, na página da Antologia, os vídeos anteriores, de Élvio Vargas, Cristina Macedo, Liana Timm, Luiz Coronel, Dilan Camargo e Armindo Trevisan. O projeto tem apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Estadual do Livro e do Canal Você.

Uma biblioteca no metrô

Completando 12 anos de funcionamento neste mês, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo da Trensurb. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira (das 12h às 18h em Mercado e das 14h às 18h em Novo Hamburgo), oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5734&sitemapPage=323456de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5734&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000