Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB APOIA AÇÃO DO SERPAZ NOS 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

TRENSURB APOIA AÇÃO DO SERPAZ NOS 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

03.12.2020

Em função da pandemia, não haverá atividades presenciais nas estações, porém vídeos alusivos à mobilização serão veiculados nos monitores do Canal Você.

A partir desta sexta-feira (4), a Trensurb irá veicular, nos monitores do Canal Você – presentes em trens e estações –, vídeos da associação de Serviço de Paz (Serpaz) alusivos à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O apoio da Trensurb à campanha se dá por meio da comissão interna do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do governo federal. Conforme o coordenador do programa na empresa, Rodolfo Campos, “o Serpaz tem mantido parceria com a Trensurb, realizando eventos desde 2016, que vão de palestras para o público interno até atividades para o externo, como o Abraço no Trem, que, desde então, é realizado anualmente na Estação São Leopoldo, dentro dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, na promoção de sinais de uma cultura de paz”. Campos avalia que “esse tipo de ação conscientiza, ao mesmo tempo em que alegra o dia a dia das pessoas”.
 
Neste ano, no entanto, em função da pandemia, a ação será diferente, conforme explica a coordenadora geral do Serpaz, Ingeborg Eichwald: “Usualmente, a Trensurb nos tem apoiado na ação Abraço no Trem, um contato respeitoso, estimulando a convivência saudável. Diante da pandemia, necessitamos manter o distanciamento. Assim, veicular o material visual oportuniza anunciar alternativas para a situação atual, que exige ações pelo fim da violência contra a mulher”. Ela agradece, ainda, a parceria da Trensurb e afirma: “O Serpaz se alegra muito com o espaço privilegiado que a Trensurb sempre nos oferece”.
 
O Serpaz é uma associação sem fins lucrativos e provém de um movimento que começou em 1978, durante a ditadura militar, para lutar contra a arbitrariedade do regime e em prol da justiça e da democracia. Segundo Ingeborg, “o Serpaz tem como missão construir sinais de uma cultura de paz. Vivemos e aprendemos a cultura de violência. Interdependemos. Cada setor que estimula o respeito e o cuidado por si e pelo entorno contribui para a cooperação em favor da vida”. Para ela, a campanha “oportuniza a divulgação de que podemos ensinar e aprender novos modos de convivência”. Para Campos, a ação é especialmente importante neste momento de pandemia “pelas dificuldades que as pessoas de uma maneira geral têm enfrentado”.
 
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher consistem em uma mobilização anual, que tem início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em 6 de dezembro.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5724&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000