Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB REALIZA LIVE COM O ATOR JAIRO KLEIN

ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB REALIZA LIVE COM O ATOR JAIRO KLEIN

26.11.2020

Artista irá falar sobre sua carreira e a produção do espetáculo solo "Eu, Pessoa e Outros Eus", inspirado na vida e obra de Fernando Pessoa. Atividade será na segunda-feira (30), aniversário de 85 anos da morte do poeta português.

Por meio do projeto Estação Cultural, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), a Trensurb promove mais uma live na próxima segunda-feira (30), às 14h. Na ocasião, o ator Jairo Klein será recebido para um bate-papo sobre sua carreira e a produção do espetáculo solo Eu, Pessoa e Outros Eus, inspirado na vida e obra do poeta português Fernando Pessoa – e seus heterônimos. Klein apresentou fragmentos do espetáculo no encerramento do evento anterior do Estação Cultural, que trouxe uma discussão a respeito da poesia de Pessoa com os escritores Jane Tutikian e José Eduardo Degrazia. A atividade de segunda-feira marca também o aniversário de 85 anos da morte do poeta e contará com a declamação de poemas em sua homenagem. A live poderá ser acessada por meio da página do EMLsT no Facebook.
 
Jairo Klein atua desde 1982 em Porto Alegre, pelo interior do Rio Grande do Sul, e Brasil afora. Participou de vários projetos culturais nas áreas de teatro, dança e cinema. Faz parte do grupo Cia. Palavra&Ato, grupo Teatrofídico/Usina do Gasômetro e Núcleo de Atuação Quimera (NAQ), onde desenvolve pesquisas cênicas, projetos culturais e arte educação. Pesquisa a obra e a linguagem do poeta Fernando Pessoa e seus heterônimos há mais de 30 anos, realizando o espetáculo Eu, Pessoa e Outros Eus. Trabalhou com diretores do Brasil e do exterior em mais de 35 espetáculos, com vários prêmios como ator. É também educador social, contador de histórias e mestre de cerimônias.
 
A live do dia 30 é mais uma atividade da retomada do projeto Estação Cultural por meio das plataformas digitais. Lives anteriores tiveram como temas os impactos da Covid-19 no mundo da literatura, o legado de Mario Quintana, a poesia social gaúcha, a estreia na literatura, a produção poética das mulheres no Rio Grande do Sul e o poeta português Fernando Pessoa. Lançado originalmente em 2018 e realizado novamente no segundo semestre de 2019, o Estação Cultural levou às dependências do metrô ações regulares como oficinas, apresentações musicais e cênicas. Em 2020, em meio à pandemia, foi retomado em formato digital.
 
Biblioteca nas estações
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
 
Foto: Amanda Barros/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5720&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000