Home Página Inicial > Notícias > NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

17.11.2020

Inventor do aeromóvel, Oskar Coester faleceu na terça-feira (17).

A Trensurb, por meio de seu diretor-presidente, Pedro Bisch Neto, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Oskar Coester, ocorrido nesta terça-feira (17), em Porto Alegre. Empresário e inventor, Coester foi o desenvolvedor da tecnologia aeromóvel, operada pela Trensurb na linha que conecta metrô e aeroporto.
 
“Quero registrar em nome da Trensurb e de toda a sua equipe as nossas condolências à família do senhor Oskar Coester”, diz Bisch Neto. Para ele, “Coester conseguiu ser inventivo, criativo e ‘jogou’ uma ideia que hoje é uma realidade e que se incorporou ao patrimônio da Trensurb: hoje, o aeromóvel faz parte do nosso sistema, é a nossa ligação da Estação Aeroporto até o Aeroporto Salgado Filho, é uma experiência muito importante e ele deve ser lembrado por isso, além de ter sido uma excelente pessoa, com quem nós sempre mantivemos uma boa relação”.
 
O aeromóvel: legado de Coester
 
O aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. A primeira linha comercial da tecnologia no Brasil foi inaugurada pela Trensurb em agosto de 2013, permitindo integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 35 segundos. Em 2019, 964.460 passageiros utilizaram a linha metrô-aeroporto do aeromóvel. A média foi de 2.987 usuários por dia útil.
 
Foto: André Ávila/Arquivo Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5714&sitemapPage=212345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5714&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000