Home Página Inicial > Notícias > ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA TRAZ VERSOS DE LIANA TIMM

ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA TRAZ VERSOS DE LIANA TIMM

27.10.2020

Nesta sexta-feira (30), projeto do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, da Trensurb, lança novo vídeo com poema da artista.

Por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), a Trensurb lança um novo vídeo do projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha na próxima sexta-feira (30). A peça apresentará o poema Tempo, de Liana Timm, declamado pela própria autora. Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer, Liana tem 41 livros publicados, 69 exposições individuais, 112 coletivas e 15 prêmios recebidos. Dirige a Território das Artes Editora, especializada em artes visuais, literatura e ciências humanas.

“A Antologia Digital da Poesia Gaúcha, da Trensurb, tem toda a minha simpatia, principalmente por se tratar de um projeto implantado dentro deste transporte de vital importância para diferentes pessoas”, afirma Liana. Para ela, “este projeto, colocando a poesia no cotidiano de todos nós, desempenha papel importante pois leva a públicos diversos um pouco da produção gaúcha contemporânea”. A artista avalia ainda que “a Antologia, sendo um projeto do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, fará repercutir ainda mais a literatura e o livro entre as pessoas que se utilizam diariamente do metrô, pois o alcance é fantástico”.

Quinzenalmente, desde 1º de outubro, a Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove a publicação – nas redes sociais e nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações) – de vídeos curtos de poetas declamando poesias. Confira os vídeos anteriores, de Élvio Vargas e Cristina Macedo, na página da Antologia. O projeto tem apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Estadual do Livro e do Canal Você.

Biblioteca retoma atividades

As unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô, reabriram na última terça-feira (20), após permanecerem fechadas desde março devido à pandemia. Ambas as unidades da biblioteca da Trensurb funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Obra de Fernando Pessoa é destaque em live

Durante a pandemia, o Espaço Multicultural tem realizado lives com escritores por meio do projeto Estação Cultural – que, anteriormente, levava às dependências do metrô ações regulares como oficinas, apresentações musicais e cênicas. A próxima live acontece nesta quarta-feira (28), às 14h, contando com a presença do ator Jairo Klein, que trará fragmentos de seu espetáculo Eu, Pessoa e Outros Eus, declamando poemas de Fernando Pessoa – e seus heterônimos – caracterizado como o poeta português. Também participarão da transmissão, discutindo a obra de Pessoa, os escritores Jane Tutikian e José Eduardo Degrazia. O evento será transmitido ao vivo por meio do Facebook.
 

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5698&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000