No próximo dia, 21, Márcio Fortes de Almeida também almoça na Feevale, em Novo Hamburgo, visita o trecho da expansão da Trensurb, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, e entrega 261 casas em bairros de São Leopoldo.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, juntamente com a direção da Trensurb, estará participando da cerimônia de encerramento das atividades do Estação Educar 2005, na próxima quarta-feira, 21, às 17h, no auditório do prédio Administrativo da empresa, à Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, Bairro Humaitá. No evento, 38 adolescentes vão receber o certificado de conclusão do Curso de Iniciação Profissional. Durante todo o ano, os jovens tiveram diversos cursos, como serigrafia, edificação, estética e informática, além do contato direto com os profissionais dos diversos setores da Trensurb. Pela manhã, o ministro participa da reunião do Conselho de Administração da Trensurb, o qual preside.
O Estação Educar é um programa de responsabilidade social, que contribui para a construção de um projeto de vida, através da aproximação de jovens estudantes com o mercado de trabalho. Nesse programa, adolescentes são contratados como Menores Aprendizes. Eles freqüentam a empresa por quatro horas, no turno inverso ao da escola, participam de cursos e oficinas educativas, são destinados aos setores que, dentro da empresa, mais combinam com o perfil de cada um, ganham alimentação, uniforme, vale transporte e bolsa auxilio.
Para participar do programa, os jovens devem ter idade entre 15 e 16 anos, estudar entre a 6ª e 8ª séries do ensino fundamental, ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e residir em um dos municípios atendidos pelo serviço do metrô (Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo).
Para 2006, o processo seletivo do Estação Educar, que teve início com o sorteio de 150 estudantes no dia 25 de novembro, entra na sua reta final. Depois das fases de exame psicotécnico e dinâmicas de grupo, restam 65 jovens. Eles disputam 38 vagas. A definição fica para a última etapa do processo de seleção, que começou dia 9 de dezembro com uma série de entrevistas individuais.
O ministro Márcio Fortes, além do Estação Educar, também vai participar de outras atividades na Região Metropolitana. Uma delas é a visita técnica ao trecho da expansão da linha 1 do metrô até Novo Hamburgo.
A agenda do ministro é a seguinte:
Dia 21, quarta-feira
8h30min às 11h30min - Reunião do Conselho de Administração da Trensurb
12h - Almoço na Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (Feevale), Novo Hamburgo.
14h - Visita ao trecho da expansão da Linha 1, São Leopoldo a Novo Hamburgo.
15h - Entrega de 150 casas no Bairro Rio do Sinos, em São Leopoldo
16h - Entrega de 111 casas no Loteamento Tancredo Neves, em São Leopoldo
17h - Encerramento do Programa Estação Educar 2005