Empresa busca aperfeiçoar sua comunicação com os usuários portadores de deficiência auditiva.
Preocupada em aperfeiçoar sua comunicação com o usuário portador de deficiência auditiva, a Trensurb começa hoje, terça-feira, 6, às 14h, no auditório da empresa, o Curso de Capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais - Libras para 25 funcionários, sendo 23 do Setor de Operações (Seope), um do Setor de Marketing Comercial (Semac) e um do Setor de Relações com a Comunidade (Serel). Uma turma-piloto será capacitada e iniciará um programa de treinamento contínuo com os funcionários que têm interface direta com o usuário do metrô. Haverá, ainda, a participação da Gerência de Mobilidade (Gemob), visando a integração das áreas responsáveis pela operação, acessibilidade e treinamento.
Esta ação conjunta, organizada pelo Setor de Treinamento e Seleção da Trensurb, propiciará uma formatação que atenda às necessidades da empresa nos parâmetros de inclusão e quebra de barreiras de comunicação com o usuário portador de deficiência auditiva. Constam do programa, além do aprendizado em Libras, uma etapa de sensibilização e palestras sobre a pessoa surda e sua cultura.
O curso de 50 horas/aula será sempre às terças e quintas-feiras, até 19 de janeiro de 2006, no horário das 14h às 17h e será ministrado pela equipe do Núcleo de Pesquisa e Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NAPNES/ET/UFRGS).