Transporte gratuito foi oferecido a turmas de escolas públicas que haviam agendado atividades na Feira.
Em uma parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, a Trensurb realizou o transporte gratuito de 401 estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre até a 64ª edição da Feira do Livro da capital, encerrada no último domingo (18). As viagens foram oferecidas por meio do programa Futuro Usuário, ação educativa da Trensurb que visa a orientar estudantes sobre o funcionamento e uso do metrô. Foram contempladas turmas de sete escolas públicas dos municípios de São Leopoldo (três escolas), Novo Hamburgo (três) e Esteio (uma) que haviam agendado atividades na Feira. Desde 2011, a parceria entre a Trensurb e a Câmara Rio-Grandense do Livro já levou cerca de 6,7 mil jovens à Feira do Livro de Porto Alegre.
Futuro Usuário
Desde 1984, o Programa Futuro Usuário busca sensibilizar jovens estudantes de escolas públicas para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem. Os participantes recebem todas as informações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de orientações quanto à preservação do metrô e suas estações.
Incentivo à leitura
Além do transporte para a Feira do Livro, a Trensurb conta com diversas iniciativas de incentivo à leitura. Desde dezembro de 2008, a empresa mantém na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. O Espaço oferece de forma gratuita, aos seus 5,8 mil sócios, acesso a um acervo de 7,5 mil publicações disponíveis para empréstimo. Desenvolvido em parceria com Sesi-RS e Banco de Livros desde junho de 2017, o projeto Historiando promove contações de histórias nas dependências do metrô, destinadas a alunos da rede pública. Também com a parceria do Banco de Livros, a Trensurb executa o projeto Livros Livres, que disponibiliza livros para compartilhamento em caixas customizadas nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Foto: Gabrielli Zanfran/Trensurb