Home Página Inicial > Notícias > ALUNOS DO SENAI DE SANTA CRUZ DO SUL VISITAM TRENSURB

ALUNOS DO SENAI DE SANTA CRUZ DO SUL VISITAM TRENSURB

22.11.2016

Nesta terça-feira (22), 40 futuros técnicos em manutenção eletroeletrônica conheceram o Centro de Controle Operacional e oficinas da empresa.

Nesta terça-feira (22), 40 alunos do curso de eletricista de manutenção eletroeletrônica do SENAI Carlos Tannhauser, de Santa Cruz do Sul, realizaram visita técnica à Trensurb. Acompanhados do professor Mateus Cardoso Grade, os jovens, com idade entre 16 e 17 anos, foram levados pelo chefe do Setor de Controle Operacional da empresa, Jorge Venâncio Silveira, até o Centro de Controle Operacional (CCO), onde acompanharam uma explicação sobre o funcionamento e a rotina do metrô.
 
Após a visita ao CCO, os estudantes receberam do chefe do Setor de Oficina, José Carlos Lutckmeier, uma explicação sobre a rotina de trabalho das áreas de manutenções leve e pesada. Na Trensurb, a oficina de manutenção leve é onde são realizadas inspeções diárias nos equipamentos e, caso seja necessária alguma substituição, o componente ou equipamento inteiro é substituído. Esse item substituído é encaminhado para a oficina de manutenção pesada onde é analisado e, caso possa ser recuperado, é submetido a um processo de manutenção profunda. José Carlos comentou também sobre a preocupação e foco que a empresa tem em uma manutenção preventiva.
 
O professor Mateus Cardoso Grade, técnico em eletroeletrônica, fala sobre a importância da visita dos alunos à Trensurb: “Acredito que a visita técnica seja bastante representativa pra eles, já que eles também trabalham no âmbito industrial, essa visita acaba mostrando como vai ser no futuro, onde eles irão trabalhar, onde se desenvolve toda a parte de manutenção, toda a parte de controle. E, como na cidade onde eles estudam, não existe uma empresa com uma representação nessa parte de controle, a visita acaba sendo de grande importância para o futuro profissional deles”.
 
Os alunos Vinicios Silveira e Mateus Martins, de 17 anos, dizem que gostaram da visita e que com ela conseguiram agregar mais conhecimento além daquele adquirido em aula. “Achei o passeio produtivo, agregou muito ao meu conhecimento e todos os questionamentos que eu tinha foram respondidos”, afirma Mateus. Já Vinicios mostra-se empolgado pelos próximos módulos do curso após a visita: “Achei o passeio legal, pois adquirimos mais conhecimento da área que estudamos, mas acredito que no próximo modulo vamos conferir mais sobre pneumática e hidráulica, essas coisas que vimos aqui”.
 
Para finalizar a visita, os estudantes foram levados pelo técnico metroviário Ricardo Rolla para conhecer a cabine e o interior de um dos trens série 200 da empresa. Ricardo falou sobre o modo de operação dos trens e os sistemas elétricos que os compõem.
 
Aberta à comunidade
 
A Trensurb tem um histórico de relações com a comunidade, recebendo visitas de escolas, estudantes e grupos diversos interessados em conhecer o funcionamento da empresa. Além das frequentes visitas de grupos de universitários, o programa Futuro Usuário recebe periodicamente jovens em idade escolar para que possam conhecer as dependências da empresa e receber orientações para o uso correto do sistema metroviário. Casos de estudantes trazendo propostas de aplicação de seus projetos acadêmicos nas dependências da empresa também são comuns.
 
Esse relacionamento com a comunidade está a cargo do Setor de Responsabilidade Socioambiental da empresa, que pode ser contatado por interessados em visitas pelo e-mail sseram@trensurb.gov.br.
 
Foto: Artur Colombo/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4788&sitemapPage=212345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4788&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000