Home Página Inicial > Notícias > GESTORES DA TRENSURB PARTICIPAM DE TREINAMENTO NO JAPÃO

GESTORES DA TRENSURB PARTICIPAM DE TREINAMENTO NO JAPÃO

18.11.2016

Programa de Capacitação para Gestão de Empresas de Metrô no Brasil é oferecido e custeado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Três gestores da Trensurb estão a caminho do Japão para participarem, a partir de segunda-feira (21), do Programa de Capacitação para Gestão de Empresas de Metrô no Brasil, oferecido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês). A iniciativa é fruto de programa de cooperação técnica com o Brasil, existente desde 1970, intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação. Todos os custos do programa de capacitação, incluindo deslocamento, hospedagem, alimentação e materiais para o treinamento são de responsabilidade da JICA.
 
Os participantes do programa incluem também profissionais de outras operadoras metroferroviárias brasileiras. Até o dia 30 de novembro, eles realizam visitas técnicas a empresas do ramo nas regiões de Kansai e Chubu. Passam ainda por treinamento referente ao sistema de capacitação de recursos humanos, gestão e administração de estabelecimentos de treinamento adotados no Japão. As atividades incluem: transferência de tecnologias e conhecimentos relativos à operação e manutenção das linhas de metrô, entre outros; transferência de tecnologias e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de programas de treinamento para capacitação técnica e fortalecimento do nível gerencial; formulação de currículos de treinamento que garantam a qualidade da formação profissional e a difusão de tecnologias e conhecimentos.
 
Participam do programa de capacitação, representando a Trensurb, o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Rafael Lopes, o gerente de Recursos Humanos, Julio Cesar Maciel, e o gerente de Manutenção, Marco Cesar de Paula.
 
Histórico de parceria
 
O Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão surgiu em setembro de 1970, com a assinatura de convênio entre os governos de ambos os países. No Brasil, o programa é intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores que tem a competência de promover, difundir e coordenar a cooperação técnica entre organizações, instituições nacionais, estrangeiras e internacionais, bem como operar programas de cooperação técnica internacional.
 
A Trensurb celebrou um convênio com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em 1999 – renovado em 2006 – para a realização, em parceria, de um curso internacional de treinamento em sistemas de trens urbanos. O curso teve dez edições sediadas pela empresa metroviária entre 2000 e 2010.
 
Além disso, em outras ocasiões, empregados da Trensurb já participaram de programas de capacitação similares oferecidos pela JICA, realizados no Japão.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4787&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000