Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB LEVA 201 JOVENS À FEIRA DO LIVRO E AO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

TRENSURB LEVA 201 JOVENS À FEIRA DO LIVRO E AO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

11.11.2016

Por meio do programa Futuro Usuário, crianças e adolescentes receberam passe livre no metrô para o deslocamento à feira, além de visitarem o espaço cultural na Estação Mercado e serem presenteados com livros.

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os jovens, a Trensurb realizou o transporte gratuito de grupos de escolas e projetos sociais da Região Metropolitana de Porto Alegre até a 62ª Feira do Livro da capital. A iniciativa é fruto da parceria entre a empresa e a Câmara Rio-Grandense do Livro, que, desde 2011, já levou mais de 6 mil jovens ao evento.
 
Entre os dias 7 e 11 de novembro, 201 alunos receberam passe livre no metrô e acompanhamento no transporte até a feira. Ao longo da semana, foram atendidas oito turmas de cinco escolas e um projeto social de Canoas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Na volta do evento, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na Estação Mercado. Situado na plataforma de embarque do terminal metroviário, o local conta com área para exposições – que no momento recebe a mostra Zabelê Beremi Bambata - A Menina da Sucata – e um acervo com mais de 7 mil livros para empréstimo gratuito. Na visita ao espaço cultural da Trensurb, os alunos receberam informações sobre o cadastramento para retiradas de livros e kits contendo uma obra literária, um marca-página e um panfleto institucional sobre o local.
 
Uma das entidades atendidas nesta sexta-feira (11), último dia de visitação dos estudantes ao evento, foi a Escola Bela Vista, de Sapucaia do Sul. Para a professora da instituição, Eneida Terezinha de Andrade, “essa iniciativa contribui ainda mais para os alunos, pois dá continuidade ao trabalho que desenvolvemos no colégio”.
 
O diretor Maurício da Silveira Martins, da Escola Bela Vista, acompanhou uma das turmas do colégio e, para ele, “o programa é muito importante para os alunos, pois nossa escola já tem projetos de incentivo à leitura”. Este é o terceiro ano em que a Escola Bela Vista utiliza o serviço da Trensurb para o transporte até à feira. O evento segue até 15 de novembro na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital.
 
O Programa Futuro Usuário
 
Existente desde 1984 - um ano antes de início da operação comercial da Trensurb –, o Programa Futuro Usuário já acompanhou mais de 200 mil alunos, buscando sensibilizá-los e orientá-los para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem. Eles visitam a empresa e recebem todas as informações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de dicas sobre cuidados para preservar o metrô e suas estações. Escolas interessadas no agendamento de visitas podem fazê-lo entrando em contato com o Setor de Responsabilidade Socioambiental da Trensurb pelo e-mail sseram@trensurb.gov.br.
 
Livros sobre Trilhos
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos possui uma proposta de incentivo à leitura que é única no Brasil. Após o término do contrato entre a empresa patrocinadora e o Instituto Brasil Leitor, parceiro da Trensurb na iniciativa, a empresa metroviária passou a gerir todo o serviço por entender o papel na melhoria da qualidade de vida de seus usuários.
 
O espaço conta com um acervo de mais de 7 mil livros dos mais diversos gêneros para empréstimo gratuito. Com 4 mil sócios, já contabiliza mais de 50 mil empréstimos desde sua inauguração, em dezembro de 2008.
 
Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado.  Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito: documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual, juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.
 
Foto: Fabiano Scheck/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4785&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000