Ato comemorativo contou com entrega de certificados de “Amigo da Biblioteca” às pessoas e instituições que colaboram com o espaço no incentivo à leitura.
Na manhã desta terça-feira (15), a Trensurb realizou a comemoração do sétimo aniversário da Biblioteca Livros sobre Trilhos (BLST), no espaço cultural localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado. Durante o evento, instituições parceiras, empregados da Trensurb e outros colaboradores receberam certificados de “Amigo da Biblioteca” e exemplares do livro Porto Alegre, dos fotógrafos Leonid Streliaev e Adriana Franciosi.
Estiveram presentes no ato e foram homenageados: a mestre em comunicação social e jornalista, Fernanda Nascimento, que doou à BLST um exemplar de seu livro Bicha (nem tão) má; a presidente do Grupo Cataventus, Erica Mylius; os representantes da TV Minuto, Eduardo Campos e Fernando Ogawa; a representante do PROAME – CEDECA, Alda Pinto Menine; os representantes do projeto Leitura no Vagão, Fernando Torres, Daniel Durigon, Tania Mara de Olivereira e Jean Ferraz; empregados e gestores da Trensurb de áreas que dão suporte ao funcionamento da biblioteca, como as gerências de Informática, Manutenção, Sistemas e Operação.
Na oportunidade, a jornalista Fernanda Nascimento - que recebeu recentemente o Prêmio Humanidades 2015, concedido pelo Instituto Brasileira da Pessoa - falou de sua obra, resultado de pesquisa de mestrado na PUC/RS, que analisa as construções de sentido produzidas pelas narrativas midiáticas sobre a população LGBT nas telenovelas brasileiras. Fernanda disse que "o livro não apenas mapeia, como discute questões de representatividade nas novelas, no período de 1970 e 2013. As mudanças foram inúmeras e graduais, mas alguns padrões se mantém, como a hegemônica presença de homossexuais masculinos, brancos, e de pouca visibilidade de transexuais e travestis e de regulação da sexualidade lésbica".
A Biblioteca Livros sobre Trilhos foi criada em 2008, resultado da parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor. Atualmente o espaço disponibiliza empréstimos gratuitos de mais de 6,5 mil livros que compõem seu acervo – ampliado exclusivamente por meio de doações. Mais de 3,8 mil usuários estão cadastrados e usufruem dos títulos disponibilizados. Nesses sete anos de atividades, já foram contabilizados mais de 50 mil empréstimos.
Devido ao seu incentivo à leitura, a BLST foi agraciada com dois importantes prêmios. Em 2010, recebeu o título de "Biblioteca do Ano de 2009", da Câmara Rio-Grandense do Livro. Em 2014, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) reconheceu a atuação da biblioteca com o Prêmio Top Ser Humano.
Como se associar
A Biblioteca Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum.
Foto: Gustavo Nardon/Trensurb