Grupos de samba apresentaram-se no metrô em comemoração alusiva ao Dia Nacional do Samba.
Aconteceu, neste domingo (6), na Trensurb, mais um Samba no Trem. O projeto, que é fruto da parceria da empresa com a Secretaria Municipal de Cultura da capital, contou com uma viagem que partiu da Estação Mercado da Trensurb às 14h, repleta de sambistas e admiradores do samba, e seguiu até a Estação Terminal Novo Hamburgo. A concentração iniciou às 13h30 no terminal do metrô, no Centro da capital. De Novo Hamburgo, o Samba no Trem seguiu então de volta a Porto Alegre.
A ação, que acontece anualmente, foi em alusão ao Dia Nacional do Samba e contou com a presença do Grupo Bom Partido, da Banda da Saldanha e do artista Wilson Ney. Dentre diversas versões a respeito da origem do Dia do Samba, a mais difundida, afirma que a data comemorativa surgiu por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa, para homenagear o compositor Ary Barroso, cuja primeira visita a Salvador teria ocorrido em 2 de novembro de 1940.
Segundo o coordenador de Manifestações Populares da Cidade de Porto Alegre, Joaquim Lucena, o projeto “é uma parceria muito grande entre a Trensurb e a prefeitura para levar alegria ao trem, ao mesmo tempo que ratifica e divulga o samba, que também é um patrimônio nacional”. O evento contou com aproximadamente 370 pessoas ligadas ao projeto, além de diversos usuários do metrô que também aproveitaram o ritmo agitado sobre os trilhos. “Nós proporcionamos uma integração entre o povo do trem e o pessoal do carnaval enquanto festejamos essa data muito importante para o povo brasileiro”, conclui Lucena.
Foto: Felipe Figueiró/Trensurb