Edição 2013 do projeto cultural da Trensurb tem encerramento na próxima segunda-feira (16), com apresentações nas estações Novo Hamburgo e São Leopoldo.
Com muita animação, foi a vez da Estação Sapucaia receber o projeto cultural Arte nos Trilhos, ontem (10), a partir das 16h. Os usuários do metrô que passaram pelo local puderam prestigiar o grupo de dança folclórica Andanças, que fez apresentações tradicionalistas e de estilos típicos de culturas diversas.
Mais uma vez, a interatividade com o público foi o destaque do evento. O grupo chamou duas pessoas ao palco para participar de um show com boleadeiras – espécie de funda utilizada pelo gaúcho para lançar os pés de animais. O artista Edson Silva, com muito bom humor, utilizou o instrumento para realizar alguns números do show com os usuários escolhidos. Sorridente, a pequena canoense Maria Eduarda falou sobre sua participação na atividade: “Achei as danças lindas e foi muito divertido, apesar de eu ter ficado muito nervosa quando fui chamada para ir ao palco”.
O grupo folclórico Andanças, que se apresenta na Estação Novo Hamburgo na segunda-feira (16), foi criado em 1999 como projeto de extensão da UFRGS, buscando representar em suas coreografias ritmos folclóricos e populares. O grupo participou de diversos festivais internacionais na Europa e América Latina. Além disso, o Andanças é o realizador do Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre, que teve sua quinta edição em 2013.
Arte nos Trilhos 2013 chega ao fim na próxima segunda-feira (16)
Confira a programação:
16/12
14h – Estação Novo Hamburgo – apresentação do grupo Andanças;
16h – Estação São Leopoldo – apresentação do Ballet Elizabeth Santos.
Histórico
O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb, sempre com patrocínio da Caixa, desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Anualmente, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. A edição 2012 ocorreu também nos meses de novembro e dezembro, levando apresentações circenses às estações da Linha 1.