Panfletagem faz parte da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que conta com mais atividades nas estações do metrô.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres de São Leopoldo e o grupo Mulheres Metroviárias em Movimento distribuíram folders informativos na Estação São Leopoldo, na tarde de ontem (3). A atividade é alusiva à campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
Mulheres Metroviárias em Movimento é um grupo de empregadas da Trensurb que trabalha na defesa dos direitos, discussão de gênero e na prevenção da violência contra as mulheres. Auxilia também nas questões de gênero entre os empregados e no desenvolvimento de projetos em parceria com instituições municipais, estaduais e federais.
A diretora de Políticas de Prevenção da secretaria de Política para as Mulheres de São Leopoldo, Adriane Borges, esclarece que entre as ações realizadas estão trabalhos voltados para a terceira idade, para crianças e jovens das escolas e também uma palestra sobre as novidades nos direitos de vítimas de abuso sexual, que foi ministrada para o grupo Mulheres da Paz. “A ideia é fazer as mulheres denunciarem os maus tratos e conhecerem os tipos de violência”, declara Adriane. Ela também conta que há muito tempo forma parceria com a Trensurb e que a Estação São Leopoldo ajuda a campanha a atingir um grande número de pessoas.
A campanha e a programação nas estações da Trensurb
A campanha global “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, criada em 1991, tem como objetivo promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. A Trensurb participa promovendo e abrindo espaço para distribuição de material gráfico informativo em seis estações da Linha 1 no mês de dezembro.
Depois das estações Santo Afonso e São Leopoldo, hoje é a vez de Sapucaia. Amanhã (5), haverá panfletagem na Estação Esteio, das 7h às 9h e das 17h às 19h, com a participação do grupo Mulheres Metroviárias em Movimento. O material gráfico também será distribuído na Estação Mathias Velho, na sexta-feira (6), e na Estação Mercado, na próxima terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Foto: Emilene Lopes/Trensurb