Programação segue às terças-feiras, até 17 de dezembro, nas estações da Trensurb.
Na tarde de hoje, 19, a Estação Mercado da Trensurb recebeu a abertura do projeto Arte nos Trilhos 2013, com apresentações de dança das companhias Naira Anthunes Centro de Danças e Duetto Espaço de Dança. Os grupos, especializados em danças de salão (como rock, bolero, salsa, tango e samba), chamaram a atenção dos usuários que passavam pela área livre da Estação Mercado.
Ederson Souza estava indo para Sapucaia do Sul com a esposa quando parou para assistir as apresentações. “Toda a forma de expressão artística corporal é emocionante. Adorei!”, declarou.
Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos, neste ano, transforma seis estações da Trensurb (uma em cada município atendido pelo metrô) em palco de consagrados grupos de dança do estado. As bailarinas Silvia Otero e Deise Maciel, da companhia Naira Anthunes Centro de Danças, ficaram impressionadas com a quantidade de pessoas que reservaram alguns minutos do seu trajeto para assistir as apresentações. “A iniciativa cultural é excelente, pois, além de levar arte para espaços públicos, mostra que todos podem dançar. A dança abrange todas as faixas etárias”, afirma Silvia.
Na próxima terça: do tango ao samba
No dia 26, é a vez de mais dois grupos de danças de salão apresentarem-se na Estação Canoas/LaSalle. O Tanguera Estudio de Danza traz a cultura uruguaia e argentina para os usuários da Trensurb. Aos passos de tango, milonga e valsa, os bailarinos Valentim Cruz e Elisa Hoffmann apresentam uma coreografia de cada um dos estilos. Sobre o local onde irá se apresentar, ele reflete: “As pessoas encontram inesperadamente durante o seu dia uma situação artística, duas pessoas dançando em um lugar que normalmente todos só passam. Isso pode ajudar a aliviar tensões, distrair a mente um pouco; pode até estimular essas pessoas a irem procurar a dança como forma de lazer”.
Também na estação central de Canoas, o Território da Dança traz 10 bailarinos embalados ao som de samba de gafieira, salsa, entre outros estilos. Com a direção de Junior Coppes, a companhia Território da Dança tem quatro anos de existência e se destaca por apresentar espetáculos de dança temáticos, entre os quais se destacam homenagens a Roberto Carlos e Michael Jackson, dentre outros.
Confira a programação completa do Arte nos Trilhos 2013!
26/11: apresentação dos grupos Tanguera Estudio de Danza e Território da Dança, às 16h, na Estação Canoas/LaSalle;
03/12: apresentação do grupo Ballet Elizabeth Santos, às 16h, na Estação Esteio;
10/12: apresentação do grupo Andanças, às 16h, na Estação Sapucaia;
17/12: apresentação do grupo Ballet Elizabeth Santos, às 16h, na Estação São Leopoldo;
17/12: apresentação do grupo Andanças, às 16h, na Estação Novo Hamburgo.
Trem adesivado
Outra ação que é parte do projeto Arte nos Trilhos neste ano é a adesivagem de um dos trens da frota da Trensurb. Celebrando a chegada do metrô a Novo Hamburgo, o trem 114 recebe a obra da artista plástica fluminense radicada no município hamburguense, Ariadne Decker. Os temas são “pacotes de flores com jornais” e “sapatos”. O primeiro é uma homenagem à cidade através de pacotes de flores coloridos envoltos em jornais que trazem as notícias da chegada do trem urbano. O segundo é o principal símbolo de Novo Hamburgo, sapatos em quantidade de produção.
Histórico
O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb, sempre com patrocínio da Caixa, desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Anualmente, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. A edição 2012 ocorreu também nos meses de novembro e dezembro, levando apresentações circenses às estações da Linha 1.
Foto: Emilene Lopes/Trensurb