Home Página Inicial > Notícias > A TRENSURB E A QUESTÃO ECOLÓGICA FOI TEMA DE PALESTRA NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

A TRENSURB E A QUESTÃO ECOLÓGICA FOI TEMA DE PALESTRA NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

10.12.2008

Duas palestras foram realizadas no Ministério da Agricultura: uma sobre o meio ambiente e o trem, ministrada pelo funcionário da Trensurb Dirceu Nunes Fernandes e outra sobre utilização dos florais como medicina alternativa, ministrada por Rosa Maria Peres Kornijezuk. Ciclo de palestras tem como tema central a Qualidade de Vida.

Duas palestras foram realizadas no Ministério da Agricultura: uma sobre o meio ambiente e o trem, ministrada pelo funcionário da Trensurb Dirceu Nunes Fernandes e outra sobre utilização dos florais como medicina alternativa, ministrada por Rosa Maria Peres Kornijezuk. Ciclo de palestras tem como tema central a Qualidade de Vida.

Um ciclo de palestras foi realizado hoje na sede do Ministério da Agricultura, no Centro de Porto Alegre, onde o chefe do Setor de Higiene e Segurança do Trabalho (Seset) da Trensurb, Dirceu Nunes Fernandes, participou com a palestra sobre "Meio ambiente e o trem". O funcionário falou sobre a questão da água no mundo, do lixo, sobre os três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), e, ainda, a respeito do trabalho que é realizado na empresa, como o Trem Ambiental, e a ligação da Trensurb com toda a questão ecológica.

As palestras tinham como tema central a Qualidade de Vida, e eram destinadas aos funcionários do órgão – parte de uma idéia do Ministério, de conscientizar seus empregados no Brasil inteiro sobre as questões da defesa do meio ambiente. Além da participação de Dirceu, Rosa Maria Peres Kornijezuk veio do Ministério da Agricultura, em Brasília, para falar sobre o tema "Medicina vibracional: uma visão do poder dos florais", sobre a utilização dos florais como uma medicina alternativa.

Dirceu ressaltou a preocupação do Ministério de investir nas pessoas. "As duas palestras foram muito proveitosas. Eles chegaram a distribuir, como já é feito aqui na Trensurb, canecas, para que não seja mais preciso usar copos de plástico", comenta, acrescentando que já é realizada a coleta seletiva de lixo no local. Cerca de 70 pessoas assistiram às palestras e o negócio agora é manter e aumentar a motivação destas pessoas", complementa Dirceu.

RESÍDUOS RECICLÁVEIS RECOLHIDOS NA TRENSURB CHEGAM A 3.448 QUILOS POR MÊS

A coleta de resíduos recicláveis é realizada duas vezes por semana na Trensurb desde junho de 2007. Ao longo do tempo, a participação dos funcionários e de outras empresas cresceu: o total já coletado, do início da implantação do sistema até o final de novembro de 2008, foi de 62.073 quilos, chegando a uma média de 3.448 quilos por mês.

Em relação à campanha para a coleta de óleo de cozinha, ela tem participação do Programa Estação Educar, que objetiva oferecer uma primeira experiência profissionalizante a 40 adolescentes de 15 e 16 anos. Até hoje, 901 litros de óleo de cozinha usados da empresa e recolhidos pelos funcionários já foram enviados à empresa Oleoplan para transformação em biodiesel. "A idéia, no futuro, é envolver também os usuários do metrô no projeto", diz Dirceu.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1680&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000