Home Página Inicial > Notícias > GRUPO DE POLICIAIS MILITARES FAZ TREINAMENTO PARA PREVENIR OCORRÊNCIAS COM REFÉNS EM TRENS

GRUPO DE POLICIAIS MILITARES FAZ TREINAMENTO PARA PREVENIR OCORRÊNCIAS COM REFÉNS EM TRENS

10.12.2008

Uma equipe formada por 15 policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar realizou treinamento da ação para enfrentar ocorrências com reféns em trens.

Uma equipe formada por 15 policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar realizou treinamento da ação para enfrentar ocorrências com reféns em trens.

Um grupo formado por 15 policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar realizou na tarde desta quarta-feira, 3, o treinamento de uma hipotética ação de aprisionamento de reféns em trens. O grupo de policiais tem sua sede no prédio da Brigada de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre.

Divididos em duas equipes, os policiais do Gate fizeram reconhecimento interno e externo de quatro carros que compõem um trem da Trensurb. Realizaram treinamentos específicos de ações que irão reverter em um maior aperfeiçoamento profissional aos profissionais que atuam na empresa e em um grande ganho à população usuária do metrô, em caso de situações de perigo, além de um treinamento em intervenção tática. O assessor de operações da Gerência de Operações (Geope), Carlos Alberto Montenegro Martins, disse que a parceria com o Gate surgiu depois que "os policiais realizaram um treinamento próximo ao Aeroporto e observaram a Trensurb como um potencial para o curso e a prevenção de acidentes".

O 1º sargento Francisco Braga Costa, adjunto do pelotão e mais antigo praça, lembrou que "estive aqui em 1999, e, agora, este treinamento vai entrar no nosso quadro de treinamento de rotina". José da Silva Rosa, 1º sargento e chefe da equipe, acrescenta que "é muito importante para nosso grupo este treinamento, pois estamos sempre nos antecipando, até porque os criminosos acabam incorporando atitudes de outros lugares".

O assistente de Operação da Trensurb Fernando Pelizzari dá importância à integração: "Nós buscamos a integração com todos os setores, para que possamos ter maior êxito nas situações de combate ao crime, se, por acaso, ele acontecer na nossa área de trabalho. Ela deve vir de todas as áreas, então, estamos colaborando com isso. Eles virão fazer outros treinamentos aqui", informa. O capitão Felipe Costa Santos Rocha acha que "o transporte público é uma atividade fundamental para o convívio das pessoas. Nós precisamos nos prevenir para essas situações, para casos que envolvam assaltos com reféns, pois, como somos o único grupo especializado, precisamos realizar a intervenção em todos os lugares".

Depois dessa primeira edição do curso, a Trensurb pretende expandir o treinamento no próximo ano. "A nossa idéia é que além dos 12 agentes de estações e os dois supervisores que participaram desta edição, é que todos os funcionários envolvidos na área de operações participem deste treinamento", conclui Montenegro.

Fotos: Rodrigo Brandão, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1679&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000