Home Página Inicial > Notícias > FAMÍLIA SARARÁ E GRUPO AFROTCHÊ EMPOLGAM USUÁRIOS DA TRENSURB NO PROJETO ARTE NOS TRILHOS

FAMÍLIA SARARÁ E GRUPO AFROTCHÊ EMPOLGAM USUÁRIOS DA TRENSURB NO PROJETO ARTE NOS TRILHOS

08.12.2008

A segunda semana de apresentações do Projeto Arte nos Trilhos de 2008 teve o show da banda Família Sarará hoje, segunda-feira, 8, na Estação Mercado, e do grupo AfroTchê, na Estação Esteio. Os espetáculos, abertos ao público, acontecem em uma parceria da Trensurb com a Caixa Econômica Federal (Caixa) e conseguiram reunir bom público.

"A segunda semana de apresentações do Projeto Arte nos Trilhos de 2008 teve o show da banda Família Sarará hoje, segunda-feira, 8, na Estação Mercado, e do grupo AfroTchê, na Estação Esteio. Os espetáculos, abertos ao público, acontecem em uma parceria da Trensurb com a Caixa Econômica Federal (Caixa) e conseguiram reunir bom público.

A segunda semana de apresentações do Projeto Arte nos Trilhos de 2008 contou com o show da banda Família Sarará, nesta segunda-feira, 8, na Estação Mercado, às 16h. Na Estação Esteio, a partir das 18h, o show foi do grupo AfroTchê.

O público se concentrou em frente aos músicos da Banda Sarará, e parou para assistí-los tocar canções próprias, como ""Tumá"", ""Não Me Condene"", Abajur"" e ""Espírito Guerreiro"". Na terça passada, 2 de dezembro, o grupo lançou os seus primeiros CD e DVD, e lotou o Bar Opinião.

A babá Salete Cortes acredita que o projeto proporciona ""uma ótima integração entre as pessoas que freqüentam as estações"", e recordou que já conhecia a banda através de divulgações no jornal. Já a fã Cláudia Flack compareceu ao local justamente para assistir ao show. ""A Família Sarará é muito legal, e é bacana eles estarem tocando aqui, que tem um público bem variado"", comentou.

Lucas Ortiz, vocalista do grupo musical, diz ter gostado da experiência. ""Muito legal. E eu fico feliz por ter a possibilidade de atingir essa diversidade de pessoas, apesar de ficar um pouco envergonhado"", confessa. E relembra: ""A nossa banda nunca tinha trabalhado no Arte nos Trilhos, mas nós já tocamos na Estação Esteio, porque criamos o jingle da Campanha do Agasalho de 2008"", relembrou.

AfroTchê em Esteio
A Estação Esteio recebeu, às 18h, o Grupo AfroTchê, que tem uma ONG e desenvolve trabalhos utilizando a percussão para resgate de cidadania de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco. O coordenador-geral da ONG, Kláudio Batata, 45, diz que é ""muito bom poder estar tocando aqui. Nosso grupo participa da abertura de oito carnavais municipais no Estado, onde temos também um bloco chamado Afro-Pop Music, composto por 1.500 participantes. Incluindo aqui, todas as atividades são importantíssimas para o crescimento do nosso trabalho"".

A banda é um dos trabalhos realizados pela ONG Sociedade Beneficente Recreativa Cultural Afro-Tchê. Segundo o oficineiro do Grupo, Marcos Bolacha, 51, atualmente ""são atendidas em torno de 450 crianças nas oficinas que realizamos na Vila Farrapos, onde elas aprendem a tocar e manusear (consertar) os instrumentos musicais"". Bolacha destacou a caminhada que o Grupo fez desde seu início na Vila Safira, em Porto Alegre. ""Nosso trabalho começou lá na Safira, em 1994, e, depois de dez anos, mudamos para a Vila Farrapos. No nosso trabalho, as crianças, que antes eram alunos, vão crescendo e tornando-se instrutores, contribuindo para a continuidade das nossas atividades"", diz.

O trabalho implantado pela ONG já apresenta seus frutos. O percussionista e ator, Evandro Elias, 22, que atuou no filme ""Neto e o domador de cavalos"", de Tabajara Ruas, como o Negrinho do Pastoreio, afirmou que ""só cheguei a atuar neste filme graças ao trabalho que desenvolvo aqui no AfroTchê. Devo tudo ao grupo"".

Os usuários e transeuntes que estavam na Estação Esteio acompanharam atentos a apresentação do Grupo AfroTchê. O morador de Canoas e auxiliar Geral do Hospital de Clínicas, Wagner Conceição, 25, que participa de um grupo que estuda Samba e Chorinho no Santander Cultural, ressaltou a importância deste tipo de evento. ""Tudo que é envolvido com cultura é muito bom. Já tinha visto outros eventos nas Estações, mas a batucada é bem diferente"", afirmou. A auxiliar Administrativa e moradora de Esteio, Karen Oliveira, 32, levou o filho, Carlos Henrique, 8, para assistir o espetáculo musical. Ela disse que ""já havia visto no trem e nas estações os avisos do Projeto Arte nos Trilhos e aproveitei para trazer meu filho aqui, pois quando estamos trabalhando não podemos aproveitar esse tipo de atividade, e a estação é um ótimo local"". A empolgação de algumas pessoas foi tanta no evento, que se transformou em vontade de participar. Foi o caso do vendedor ambulante, José Alberto Marsuli, 42, que já havia tocado na bateria da Escola de Samba Águia de Ouro, de São Paulo, e resolveu entrar em contato para futuramente participar do AfroTchê. ""Gosto muito deste tipo de ritmo baiano, quero aprender e depois entrar no grupo"", disse.

O Projeto Arte nos Trilhos foi criado em 2000 e até 2003 promoveu 1364 espetáculos, sendo 739 musicais, 190 de teatro e 435 de dança. O objetivo é proporcionar oportunidade tanto para jovens talentos, quanto para artistas consagrados de apresentar seu talento a população.

Na próxima semana, segunda-feira, 15, o Arte nos Trilhos terá apresentação da Orquestra de Flautas na Estação Mercado, às 16h, e Karen Volkmann e Federico Trindade, às 18h, na Estação São Leopoldo.

DATA HORÁRIO CIDADE ESTAÇÃO ARTISTA ESTILO CONTATOS
15.12 16h Porto Alegre Mercado Orquestra de Flautas MPB Cecília 9954.8897
orquestradeflautas@terra.com.br
15.12 18h São Leopoldo São Leopoldo Karen Volkmann e Federico Trindade MPB 9845-2158
22.12 16h Porto Alegre Mercado Inst.Brasilidades Roda de Samba Eduardo institutobrasilidades@gmail.com
22.12 18h Canoas Canoas/La Salle Filodox Pop Rock Yuric - 9221.1653 yuriclars@hotmail.com
29.12 16h Porto Alegre Mercado Família Palhaço Teatro Ridan luridan@ibest.com.br
29.12 18h Sapucaia Sapucaia Claudia Quadros MPB Claudia - 9648.3890

Fotos: Edgar Maciel, da Trensurb"

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1678&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000