Home Página Inicial > Notícias > USUÁRIOS DA TRENSURB GANHAM SUA PRIMEIRA BIBLIOTECA, NA ESTAÇÃO MERCADO

USUÁRIOS DA TRENSURB GANHAM SUA PRIMEIRA BIBLIOTECA, NA ESTAÇÃO MERCADO

11.12.2008

Nesta sexta, 11, a partir das 16h, na Estação Mercado, será realizada uma ação de divulgação nos trens junto ao público usuário. E a partir desta segunda-feira, 15, os 170 mil usuários da Trensurb terão acesso a primeira biblioteca dentro do metrõ.

Nesta sexta, 11, a partir das 16h, na Estação Mercado, será realizada uma ação de divulgação nos trens junto ao público usuário.E a partir desta segunda-feira, 15, os 170 mil usuários que utilizam o metrô, dos municípios de Porto Alegre, Canoas Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo terão acesso a primeira biblioteca, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, uma parceria da Trensurb, Instituto Brasil Leitor e a VisaNet Brasil.

A capital dos gaúchos vai receber uma nova alternativa de cultura e lazer. No dia 15 de dezembro, às 15h, a Trensurb, o Instituto Brasil Leitor e a VisaNet Brasil, por meio da marca Visa, inauguram a primeira biblioteca Livros sobre Trilhos na Estação Mercado, em Porto Alegre. Para o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "com a biblioteca na Estação Mercado agregaremos mais um atividade cultural à rotina de nossos usuários, fortalecendo a visão da empresa comprometida com ações na área da responsabilidade socioambiental". O diretor geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked, criador e gestor do projeto, diz que “as bibliotecas instaladas dentro do metrô provam que o brasileiro quer e gosta de ler. Facilitar o acesso aos livros era o que faltava para incentivar a leitura em um mundo moderno e apressado”, explica

Nesta sexta-feira, 12, anterior à inauguração da biblioteca, a Trensurb organiza uma ação de divulgação e incentivo à leitura (arquivo anexo). Cerca de cem livros serão distribuídos na Estação Mercado, da Trensurb, dentro dos vagões do metrô. O acervo inicial da nova biblioteca contará com mais de 2,3 mil livros dos mais diversos estilos: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história. A estimativa do projeto é chegar a dois mil usuários nos primeiros quatro meses de funcionamento.

A biblioteca Livros sobre Trilhos da Estação Mercado funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.

Sobre o Instituto Brasil Leitor
O Instituto Brasil Leitor é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação. Entre seus projetos, encontram-se as bibliotecas instaladas dentro da rede metroviária. O IBL mantém unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e em Recife. A biblioteca mais antiga é a “Embarque na Leitura”, instalada na Estação Paraíso do Metrô, em São Paulo. Criada em 2004, reúne hoje cerca de 16.700 sócios e mais de 148 mil empréstimos. Depois foram abertas as das estações Tatuapé, Luz, Largo Treze e Santa Cecília, todas na capital paulista. Juntas somam mais de 33.500 associados, que já pegaram emprestados mais de 302 mil livros. O IBL tem ainda Livros & Trilhos nas Estações Central e Siqueira Campos do MetrôRio, no Rio de Janeiro, e “Leitura nos Trilhos”, no Metrô de Recife.

Sobre a VisaNet Brasil
A Companhia Brasileira de Meios de Pagamentos (VisaNet) é a empresa responsável pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais afiliados ao Sistema Visa e pelas transações realizadas com cartões Visa no Brasil. Com esta biblioteca, a VisaNet já totaliza o patrocínio de 6 bibliotecas em metrôs: duas no Rio de Janeiro, uma em Recife e duas em São Paulo.

Sobre a Trensurb
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, vinculada ao Ministério das Cidades, foi criada em 1980, opera uma linha de trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e atende as populações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Nos 23 anos de operação comercial tem se preocupado em incentivar ações culturais em suas estações e trens, buscando dessa forma, alterar a rotina dos usuários. Na Estação Mercado, desde março de 2006, está localizada a Galeria Mario Quintana, onde já foram realizadas mais de 20 exposições fotográficas. Em parceria com a Secretaria de Cultura de Porto Alegre a frota de trens apresenta desde 2004 o projeto Poema nos Trens. O apoio a arte popular rendeu a pintura de um trem, através da parceria com a ONG Trocando Idéias, valorizando a arte do grafite. Em 2000 a empresa restaurou o Mural de Clébio Sória, na Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, de frente para a Avenida Mauá. Ali a população pode apreciar um dos maiores murais artísticos do Estado, retratando a História e o Folclore do Rio Grande do Sul. Como precursor das ações culturais da Trensurb, de 2001 a 2004, foi realizado o Projeto Arte nos Trilhos, projeto retomado em dezembro de 2008, tendo sido apresentado na principais estações do metrô 30 peças de teatro, 25 shows musicais e 37 apresentações de dança. Destaca-se, também, como projetos importantes no incentivo a cultura, em 2002, Cotidiano – Intervenções na Trensurb, do artista plástico Leandro Selister e, durante o ano de 2001, Estações em Foco, que reuniu uma mostra fotográfica com oito fotógrafos profissionais e culminou com um concurso fotográfico e a publicação de um livro.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1665&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000