Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB REALIZA AÇÃO PARA PROMOVER A NOVA BIBLIOTECA LIVROS SOBRE OS TRILHOS E INCENTIVAR A LEITURA

TRENSURB REALIZA AÇÃO PARA PROMOVER A NOVA BIBLIOTECA LIVROS SOBRE OS TRILHOS E INCENTIVAR A LEITURA

12.12.2008

Mais de cem livros foram distribuídos dentro dos vagões do metrô para os usuários, na Estação Mercado, da Trensurb. Dentro de cada exemplar, havia uma carta para explicar a ação da Trensurb e convidando a todos os usuários a conhecer a nova biblioteca pública.

Mais de cem livros foram distribuídos dentro dos vagões do metrô para os usuários, na Estação Mercado, da Trensurb. Dentro de cada exemplar, havia uma carta para explicar a ação da Trensurb e convidando a todos os usuários a conhecer a nova biblioteca pública.


Os usuários da Trensurb tiveram uma surpresa na tarde desta sexta-feira, 12. Ao entrar em cada vagão do metrô, as pessoas eram recebidas com diversos exemplares de livros nos assentos. A ação foi organizada com o intuito de divulgar a importância da leitura no cotidiano da sociedade e promover o lançamento da mais nova biblioteca pública de Porto Alegre. Em parceria com o Instituto Brasil Leitor e a Visanet, nesta segunda-feira, às 15h,inaugura a biblioteca Livros sobre Trilhos.

Livros como Porto Alegre em Contos, História do Trabalho e A Semente da Verdade estiveram à disposição de todas as pessoas que entraram no metrô das 16 horas, na Estação Mercado, com sentido para São Leopoldo. A estudante de direito Tábata Silveira dos Santos, 19, diz que “costumo ler no metrô. Ações como essa acontecem em outros Estados. Muito bom que o Rio Grande do Sul também faça. É essencial para quem não tem acesso aos livros para que possam ler e Ter acesso à cultura”. Já o trabalhador autônomo, Rogério Bueno Ricardo, 40, não aprendeu a escrever, mas mesmo assim aderiu ao projeto. “Não sei escrever e nem ler, mas mesmo assim estou levando o livro para minhas filhas verem a importância que os estudos trazem para a vida de alguém” relata.

As crianças também não ficaram de fora. Maria Caterine Teixeira, 7, pegou o livro infantil A Semente da Verdade e pediu para sua mãe, a dona-de-casa Bernardete Teixeira, 46 para ler. “Minha filha adora que eu leia historinhas para dormir. Se encanta com cada história que eu conto. Achei importante incentivarem a leitura dentro do metrô, porque sempre estamos com pressa, cheio de problemas e ler acaba sendo um entretenimento para esses momentos”, explica.

A nova biblioteca da Trensurb vai contar inicialmente com um acervo de 2,3 mil livros, dos mais diversos estilos: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história. A partir de segunda-feira todo o usuário pode utilizar o serviço. A biblioteca Livros sobre Trilhos funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 11 às 20h. Para se cadastrar na biblioteca, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.

Fotos: Emilio Martins

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1663&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000