A mostra traz diversos pontos tradicionais da capital gaúcha, destacando imagens antigas, em contraste com registros recentes dos mesmos locais, onde se nota o crescimento e o desenvolvimento destes locais.
Através da parceria entre a Trensurb e o Centro Universitário Metodista IPA, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da escola inaugurou nesta quinta-feira, 10, na Estação Farrapos/IPA, a exposição Porto Alegre, uma visão no tempo, instalada logo após os bloqueios de acesso à plataforma, no saguão principal. A mostra é uma idéia da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Andrea Macadar, que conhece o acervo do Memorial do Rio Grande do Sul, onde o material foi pesquisado, e resolveu "aproximar os alunos da história arquitetônica da cidade", através deste estudo.
A exposição mostra diversos pontos tradicionais da capital gaúcha, destacando imagens antigas, em contraste com registros recentes dos mesmos locais, onde se nota o crescimento e o desenvolvimento destes locais. "Porto Alegre, uma visão do tempo, apresenta o passado de nossa cidade de uma forma que se torna impossível não ficar encantado", disse o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Nazur Garcia. A mostra permanecerá na Estação Farrapos/IPA até o dia 10 de fevereiro, e anteriormente, esteve no Shopping DC Navegantes.
Segundo a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Ângela Bertazzo, "a intenção do projeto, contrapondo estas imagens do passado e da atualidade, é apresentar o conteúdo histórico que temos em nossos prédios. É um patrimônio cultural que possuímos e que muitos de nós não fazemos idéia do que significa".
Para a próxima semana está sendo preparada, para a Estação Rodoviária da Trensurb, uma outra exposição, intitulada A arquitetura de Porto Alegre no Período Positivista, também do Centro Universitário Metodista IPA.
Fotos Juliana Führ