Assinatura ocorreu na manhã de hoje, 28, na sala da presidência da empresa, com a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, do deputado federal e ex-presidente da Trensurb, Marco Maia, dos diretores da empresa e representantes do Consórcio Nova Via.
Na manhã desta sexta-feira, 28, às 10h, na sala da presidência da Trensurb, foi assinado o contrato para a extensão da Linha 1 de São Leopoldo a Novo Hamburgo entre a Trensurb e o Consórcio Nova Via, formado pelas empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello, Bombardier, Baulfor Beatty e T"Trans.
Conforme o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "esse é um momento histórico da empresa, pois em 23 anos, estamos consolidando a Linha 1, com a conclusão do projeto original que previa o metrô até Novo Hamburgo". O contrato prevê a construção de 9,3 quilômetros de linha em elevado, mais quatro estações (uma em São Leopoldo e outras três em Novo Hamburgo), a um custo estimado em R$ 642 milhões (valores atualizados para janeiro de 2008) e um prazo de quatro anos a contar a partir de 2008.
Para o deputado federal Marco Maia, ex-dirigente da Trensurb, "a assinatura desse contrato é resultado do esforço conjunto de várias forças políticas e sociais que se mobilizaram para concretizar o anseio de toda a comunidade do Vale dos Sinos". Para ele, com a execução da obra, ganham os trabalhadores dos diversos municípios do Vale dos Sinos que poderão circular com maior facilidade e qualidade na Região Metropolitana.
O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, salientou que os investimentos do governo federal para a Trensurb, em 2008, estão divididos em três frentes: "O Ministério das Cidades prevê investimentos para a extensão da Linha 1 a Novo Hamburgo, para a contratação do projeto de engenharia do futuro metrô de Porto Alegre, a Linha 2, e para a conexão da Estação Aeroporto da Trensurb com o Terminal Aeroporto Salgado Filho através do Aeromovel.".
A Trensurb assegurou, em novembro passado, a inclusão de recursos no Plano Plurianual 2008-2011 na ordem de R$ 1 bilhão, através de emenda da bancada gaúcha no Congresso Nacional, para seus projetos de ampliação e implantação de novas linhas. Agora, a empresa trabalha para garantir que cerca de R$ 250 milhões sejam disponibilizados no orçamento da União para 2008, a fim de dar início às obras para a expansão a Novo Hamburgo e para a contratação do projeto de engenharia para a implantação da primeira etapa do metrô de Porto Alegre. A previsão é de que o orçamento venha a ser votado no Congresso Nacional no mês de fevereiro.