• Representante do usuário na instituição.
• Orientador quanto aos direitos e deveres do cidadão.
• Mediador de conflitos.
• Agente de melhoria de gestão.
• Receber denúncias, reclamações, elogias, comentários e sugestões dos usuários, analisá-los e propor soluções dos casos, visando o aprimoramento do processo de prestação do serviço público.
• Buscar a satisfação dos usuários dos serviços da Trensurb.
• Representar os interesses do cidadão na instituição.
• Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados.
• Informar o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da empresa sobre os indicativos de insatisfação dos usuários.
• Funcionar como instrumento de interação entre a Trensurb e o ambiente externo.
• Manter sigilo dos manifestantes quando solicitado.
Ao ser acionada, a Ouvidoria registra e analisa a manifestação. Encaminha e solicita ao responsável pelo problema esclarecimentos e/ou adoção de providências, buscando resolução no menor tempo possível.
Além disso, a Ouvidoria:
• acompanha o andamento das manifestações;
• dá resposta a cada uma delas;
• contribui para a melhoria dos processos institucionais.